As Emoções como causa patológica

O efeito das emoções no ser humano têm que ser analisadas de acordo com as circunstâncias e com a constituição do indivíduo que as está sentindo.

A raiva manifesta-se sempre externamente com crises de raiva, irritabilidade, gritos, face vermelha, etc. Algumas pessoas podem interiorizar a raiva por anos sem nunca a manifestar o que pode gerar depressão.
A raiva deve ser entendida num sentido mais lato de forma a incluir vários outros estados emocionais relacionados tais como: o ressentimento, a raiva reprimida, a sensação de mágoa, a frustração, a irritação, a fúria, a indignação, a animosidade e a amargura.
A raiva origina o aparecimento de vários sintomas que se podem manifestar na cabeça e no pescoço como a cefaléia, o zumbido, tonturas, erupções vermelhas na parte da frente do pescoço, face vermelha, sede e sabor amargo.
A raiva pode afectar outros órgãos, especialmente o estomago, principalmente se houver uma fraqueza preexistente do Estômago ou que durante as refeições estejam sujeitos a stress emocional violento. A continuação posterior deste desiquilíbrio emocional (uma ou duas horas depois das refeições) a raiva irá afectar os intestinos. Neste caso origina dor e distensão abdominal e alternância entre obstipação e diarréia.
É importante notar que a raiva pode estar sendo usada para encobrir outras emoções tais como o medo, a tristeza ou a culpa.
A contraparte da raiva em termos da energia mental é a força, o dinamismo, a criatividade e a generosidade.

A Alegria (Euforia) como estado patológico relaciona-se com uma excitação desmedida e ansiosa e normalmente acontece a indivíduos que vivem num estado de contínua estimulação mental ou excitação excessiva.
A Alegria (Euforia) pode gerar sinais e sintomas como a palpitação, híper-excitação, insónia, inquietação, falar muito.

A preocupação pode afectar o pescoço, os ombros ficarão tensos, tornando-se rígidos e dolorosos.
Haverá ainda desconforto no tórax, dispnéia moderada, ombros tensos, algumas vezes tosse seca e tez pálida.
Poderá surgir pouco apetite, desconforto epigástrico moderado, dor e distensão abdominal, fadiga, tez pálida.

O pensamento forçado relaciona-se com a persistência do indivíduo em ser incapaz de esquecer acontecimentos ou pessoas, desejos nostálgicos com relação ao passado ou ficar pensando muito sobre a vida em vez de vivê-la.

A tristeza gera a sensação de pesar, voz fraca, fadiga, tez pálida, dispnéia moderada, choro e sensação de opressão no tórax.
A tristeza causa depressão, confusão mental, perda do sentido, direcção e incapacidade de planear a vida.

O Medo
O medo origina sintomas como a insónia, palpitações, transpiração nocturna, boca seca, rubor malar. O indivíduo pode tornar-se medroso.

O trauma pode gerar palpitações, dispnéia e insónia e ainda o aparecimento de uma mancha azulada na fronte. Pode causar sintomas como transpiração nocturna, boca seca, tontura e zumbido.

Trata-se do amor obsessivo por uma pessoa em particular, sobretudo quando esta pessoa fere o indivíduo, mental e fisicamente. O ciúme obsessivo também entra nesta categoria.
Este tipo de amor pode gerar sintomas como palpitações, insónia, inquietação mental, face vermelha, ponta da língua vermelha.

Trata-se de uma emoção destrutiva, maliciosa e fortemente prejudicial para terceiros. É muito parecido com a raiva diferenciando-se pela malícia fria e calculada que envolve esta emoção. Os sintomas surgem como dor no tórax, dor na região do hipocôndrio, insónia, cefaléia e palpitações.

O desejo é uma emoção que faz parte da existência intrínseca do ser humano. A necessidade de posse de objectos, reconhecimento pessoal ou simples desejo por atracção física e sexual. Corresponde a um desejo intenso nunca satisfeito.
Surgem sintomas como palpitações, garganta seca, insónia e inquietação mental

Tem como manifestações clínicas sensação desconfortável no tórax, dor e distensão na região epigástrica ou abdominal.